A cirurgia oncológica é um dos tripés para o tratamento do câncer, em conjunto com a quimioterapia e radioterapia.

Trata-se de uma especialidade médica que se utiliza de procedimentos cirúrgicos, seguindo os princípios oncológicos de: retirada do tumor com margens cirúrgicas adequadas, associada a remoção dos linfonodos regionais, inventário da cavidade, manuseio cuidadoso da lesão, entre outros.

O tratamento cirúrgico do câncer pode ter finalidade curativa, diagnóstica ou paliativa. O atual enfoque multidisciplinar tem aumentado o sucesso no tratamento, aumentando o índice de cura, sobrevida e principalmente qualidade de vida do paciente oncológico.

O cirurgião oncológico tem, pela sua formação, conhecimento adequado da história natural dos tumores, importância do estadiamento correto e planejamento terapêutico. Além da indicação do tratamento multidisciplinar, quando necessário.

Para ser cirurgião oncológico no Brasil, é necessário, após a graduação médica, dois anos de especialização em cirurgia geral, seguidos de três anos de cirurgia oncológica.

Devido ao aumento da longevidade, a incidência de câncer vem aumentando a cada ano, sendo necessário investimento das instituições e tratamento adequado aos pacientes para melhores chances de cura e prognóstico.

Na Clínica Gineskop, além de todo o know-how necessário para diagnóstico e tratamento, o paciente oncológico conta com o que há de mais atual em oncocirurgia, com profissionais extremamente capacitados. Para nós, o paciente oncológico requer tratamento condizente com sua condição clínica, sua necessidade. Cada indivíduo é único, por isso, o tratamento é analisado caso a caso. Visamos a cura, quando possível, e o aumento de sobrevida com qualidade de vida, nosso principal objetivo!