A reprodução Humana ou Reprodução Assistida é o nome que se dá a um conjunto de técnicas utilizadas por médicos especializados e que são oferecidas  a casais com problemas de infertilidade, com o objetivo de tentar promover a gestação.

Causas de infertilidade podem ocorrer na mulher, no homem ou em ambos. Após o diagnóstico, baseado em uma consulta com o casal e exames específicos, podemos definir um tratamento, que pode ser de baixa ou alta complexidade.

Os tratamento de baixa complexidade são aqueles em que a dependência do laboratório de embriologia é mínima ou nenhuma, como é o caso do coito programado e da inseminação intra-uterina. Já o tratamento de alta complexidade é a famosa fertilização in vitro, no qual os embriões são formados dentro do laboratório e posteriormente transferidos para o útero da mulher.

Além destes, através dos tratamentos de Reprodução Assistida ainda é possível realizar  o tratamento de casais sorodiscordantes (sem fatores de infertilidade), preservação da fertilidade naquelas mulheres que querem postergar a gestação através do congelamento de óvulos, ovodoação para aquelas pacientes que apresentam falência ovariana, seja genética ou pela idade…

Casais com mais de 1 ano de tentativas sem sucesso devem procurar um especialista para um diagnostico rápido e tratamento eficaz.